Destino europeu mais sustentável, Portugal proporciona viagem fácil para brasileiros

Fazer turismo é sempre bom, mas saber que estamos visitando um lugar cujos responsáveis se preocupam e se dedicam constantemente à sua preservação, mantendo suas belezas intactas para as próximas gerações de habitantes e turistas, gera um sentimento ainda melhor durante toda nossa experiência.

Liderança continental

Na Europa, um dos países mais sustentáveis em relação ao turismo é Portugal, e esse diferencial se consolidou neste ano com o título de Destino Mais Sustentável do Continente no ITB Earth Awards 2019, premiação que aconteceu durante a maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlin, em março.

Ilha de Açores é um dos locais mais belos e sustentáveis para o turismo em Portugal

A votação levou em conta o trabalho dos destinos em pontos como impactos ambientas do turismo, boas práticas de administração, preservação da natureza e aumento da conscientização, e foi conduzida por representantes de 12 organizações internacionais. Os outros finalistas foram Bled (Eslovênia) e Mali Losinj(Croácia), que ficaram e 2º e 3º, respectivamente.

Fluência sem embromation

E, para os brasileiros, não há destino mais acessível e fácil de explorar no continente europeu do que Portugal – e tudo começa com a língua portuguesa. O idioma em comum faz o turista se sentir em casa desde o momento em que chega ao país, uma vez que a comunicação acontece de forma segura e fluente praticamente o tempo todo.

Mal-entendidos na imigração no aeroporto, em solicitações de informação durante o passeio e em conversas com os locais são reduzidos ao mínimo, e deixam o visitante bem à vontade, principalmente os marinheiros de primeira viagem na Europa.

Para explorar de ponta a ponta

Com uma população de cerca de 10 milhões de habitantes e uma área de 92.000 km² (um pouco menor do que o estado de Santa Catarina), o país é fácil de ser desbravado e encanta desde os amantes de áreas urbanas até os entusiastas da natureza mais intocada.

A capital, Lisboa, e a cidade do Porto são os centros mais movimentados, aliando modernidade e tradição em sua arquitetura e costumes. Para quem gosta de praia, Portugal tem mais de 800 km de costa e os dias mais longos da Europa, proporcionando um pôr-do-sol de tirar o fôlego.

Com verões intensos e invernos poucos rigorosos (com as temperaturas dificilmente baixando da casa dos 5ºC), atrai turistas a destinos como Algarve, Alentejo, Cascais e Costa Vicentina.

Para o surfe, o país é um dos mais procurados no continente, graças a destinos como Nazaré, Peniche e Ericeira. As ilhas de Açores e Madeira também são uma atração imperdível, e formam um cenário paradisíaco, que muitos sequer imaginam que possa ocorrer em Portugal.

Sair da mesa é missão difícil

O sabor dos pratos e bebidas portugueses é outro fator que torna essa viagem inesquecível e totalmente sinestésica. Desde uma simples azeitona com pão até um pescado acompanhado de frutos do mar, os sabores são intensos e ao mesmo tempo aconchegantes.

Entre os peixes, bacalhau, sardinha, robalo e dourada estão entre as opções mais emblemáticas, com os mais variados modos de preparo (com nata, assados ou fritos, por exemplo). No quesito frutos do mar, é muito fácil acertar em cheio com qualquer prato com camarão, caranguejo, polvo, ostras ou lagosta – o sabor do oceano Atlântico é intenso na culinária lusitana.

Harmonizar esses pratos com um bom vinho é irresistível. Além do tradicionalíssimo Vinho do Porto, também há excelentes opções vindas do Alentejo (branco) e Douro (tinto). Quem aprecia um docinho caseiro vai ter muita dificuldade em comer apenas uma unidade toda vez que entrar em uma confeitaria, sendo que os tradicionais pastéis de nata são um dos principais carros-chefe.

Viu como começar a conhecer a Europa com uma viagem a Portugal é fácil? Clique aqui, conheça nossos pacotes e explore esse destino tão fácil e gostoso de ser desbravado!

WhatsApp chat